quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

KENDO – A arte marcial dos samurais


Kendo A arte marcial dos samurais

Japão; os samurais, guerreiros da era feudal dominavam o país por quase oito séculos, na busca do seu aprimoramento pessoal, treinavam a arte da espada, engrandecendo o seu nome e o seu espírito. Essa arte se denominava Kendo.

Kendo quer dizer caminho da espada, é uma arte marcial de origem japonesa, cujas técnicas estão baseadas na luta com espadas dos antigos guerreiros samurais.


Sua filosofia consiste em moldar o corpo e a mente, e desenvolver um espírito vigoroso. Sua prática destaca também o apreço da honra e cortesia humana, dirigindo-se ao outro com respeito e sinceridade, além da busca pelo aperfeiçoamento próprio.


Na prática do Kendo atual usa-se o Bogu, que é inspirado na armadura dos antigos samurais; a espada de bambu chamada shinai e a de madeira maciça, o bokuto. A vestimenta é composta por Hakama e keiko gi. O Hakama é uma calça com sete pregas, cada uma delas simboliza uma das virtudes do Bushido – código do samurai, que são: honra, lealdade, bravura, cortesia, honestidade, decisão certa e compaixão.



É uma arte caracterizada pelo ataque: Men (máscara), kote (luva), doh (proteção de abdômen) e tsuki (ataque a garganta). Quem pratica o Kendo tem um bom desenvolvimento físico e muscular. Mas, isto não é o ponto principal o objetivo da arte é o desenvolvimento espiritual.

Entre os diversos benefícios do Kendo, atualmente, estão: a disciplina, desenvolvimento da personalidade e do caráter, a concentração, o aperfeiçoamento físico, o auto-controle e a cortesia, além de ser uma boa terapia no combate ao estresse.






Várias artes marciais têm como objetivo vencer o adversário, mas no Kendo é mais importante respeitar o adversário. O praticante tem de ter uma harmonia entre o espírito, espada e corpo para ser o melhor na arte, esse é o objetivo.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

OS SAMURAIS E A ERA MODERNA

Com toda a modernidade do século XXI, na qual os valores são esquecidos e onde as pessoas só pensam em atender seus desejos pessoais acima de tudo, paralelo a isso uma cultura milenar sobrevive ao tempo, resgatando a tradição dos samurais.

Engana-se quem pensa que os samurais desapareceram. Eles estão presentes no Japão, nos Estados Unidos e no Brasil, entre outros países onde se pratica o verdadeiro caminho da espada. Hoje, eles trabalham, constituem família e procuram viver de acordo com uma conduta honrosa.

O samurai de hoje, é aquele que procura fazer do Bushido (O Caminho do samurai), sua filosofia de vida, por meio da prática das antigas artes marciais da espada.

Ao longo do treinamento, ele vai adquirindo certas virtudes como a coragem, a humildade, a disciplina e o auto-controle, além de estudar o oponente para conhecer os seus pontos fracos e fortes. Esses ensinamentos servirão para serem aplicados nas batalhas do dia a dia e para o aperfeiçoamento das relações sociais.


Só com treinamento forte e persistente e também com a superação das próprias fraquezas é possível obter esse espírito de guerreiro samurai, para que o Bushido seja extremamente atual nos dias de hoje e nunca deixará de ser.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

KENDO ALAGOAS

ASKA  Kendo de Alagoas


No dia 22 de dezembro,Prof. Fábio Rodrigues comemorou a passagem de ano junto com seus alunos e convidados,com muito treinamento ,e finalizou honrando os alunos com o resultado do exame de graduação 2011,os graduados receberam os certificados referentes ao Kyo,de acordo com o desempenho.


Prof.Fábio e sua Aluna demonstra katas

Alunos de Aska demonstra kendo Kata


Treinamento de kendo Keiko

Os alunos que se destacaram pela técnica demonstrando também algumas qualidades do Bushido como o valor da Ética na conduta do praticante,caráter,humildade,lealdade,coragem incentivadas ao longo do ano pela ASKA,é foram merecidamente presenteados.


Prof.Fabio ler menssagens ao alunos com seu convidado Prof. Enío do Karate

 Aos alunos foi realizada a cerimônia tradicional japonesa que simboliza o cultivo ao espirito Samurai ,com um brinde e tradicional “banzai”

O Tradicional Banzai com muita alegria comemora a ASKA pelas conquistas em 2011.

“ O objetivo do treinamento da ASKA  não é só desenvolver a qualidade técnica,mais também aperfeiçoar o caráter do individou,pois a arte da Espada vai além de uma simples denominação de modalidade de combate,significa também uma filosofia de vida,um modo de ser de uma pessoa,um caminho para evolução espiritual,além de desperta as qualidades boas que todas temos mas que precisam ser estimuladas” explica o Sensei Fábio Rodrigues.